Barilla
Revisão de custos de seguros logísticos
Seguros logísticos são uma necessidade real para as empresas que atuam no Brasil: altas taxas de sinistralidade e insegurança nas rodovias são problemas comuns para quem trabalha com operações logísticas. Apesar de necessários, estes seguros podem representar um alto custo para as empresas, que precisam rever frequentemente suas apólices e seus modelos de gestão integrada de seguros e riscos, entre outras questões. Esse era o caso da Barilla, multinacional italiana do setor de alimentos, presente atualmente em mais de 100 países.
Trabalhando com um único operador logístico, Marcelo Pires de Araujo, gerente de Supply Chain da Barilla no Brasil, enfrentava operações logísticas com custo acima do esperado, mesmo tendo uma sinistralidade baixa. Além disso, a empresa não possuía seguro próprio para transporte de cargas, dependendo de apólices da transportadora para operar com segurança.
Novo modelo de contratação de seguro de transporte
O alto risco das operações logísticas no país resulta em um volume baixo de ofertas competitivas de empresas especializadas em gestão de seguros de transportes. Esse cenário é favorável às seguradoras e transportadoras, que no geral têm uma grande liberdade na formação de preços que cubram os riscos envolvidos nessas operações.
Com o objetivo definido de buscar uma redução de custos neste cenário, a Barilla procurou pela IMC Brasil para que nosso time fizesse uma análise da situação das operações logísticas da empresa, propondo as melhores soluções para minimizar gastos sem comprometer a eficiência e segurança do transporte das cargas da empresa.
Em um trabalho inicial de avaliação feito pela IMC, foram identificadas algumas possibilidades para redução de custos em operações logísticas:
- Como a sinistralidade era baixa comparada com outros negócios similares, foi realizado um mapeamento dos riscos reais da empresa, o que permitiria uma negociação de apólices ajustada à realidade da Barilla;
- Partindo de melhores práticas, desenvolvemos um novo modelo de contrato de seguro de transporte;
- Desenhamos um modelo de gestão integrada em seguros e de gerenciamento de riscos compatíveis com o nível de risco da empresa.
Com esses pontos em mente, foi recomendado um novo modelo de contratação de seguro de transporte, além de adoção de ferramentas de controles de riscos adequadas a este novo cenário, mantendo a sinistralidade das operações baixas e evitando novos riscos que pudessem impactar no valor da apólice.
Outra ação sugerida e implementada pela IMC foi a contratação de uma apólice própria. Para isso, demos o suporte necessário desde a avaliação de melhores opções de seguros, a negociação com a seguradora até a implementação.
Resultados alcançados
Em apenas um mês e meio de projeto, conseguimos alcançar resultados extremamente satisfatórios para a Barilla. O novo modelo de contratação de seguro de transporte foi o principal responsável pela significativa redução de custos operacionais: nossa projeção inicial do potencial de economia dependia de avaliações mais profundas e da possibilidade de ajustes em alguns processos da empresa, entre outras questões. Após o detalhamento e implementação das mudanças conseguimos uma economia de 76% do saving inicialmente projetado – resultado diretamente ligado à nova abordagem para a gestão de riscos e seguros proposta pelo nosso time.
“A IMC trabalhou com a Barilla identificando oportunidades de redução de custo no transporte nacional, onde, com um grande conhecimento técnico em Gerenciamento de Riscos e Seguro de Transportes, nos ajudou a obter um significativo saving. O apoio deles durante todo o processo de negociação, análise de viabilidade e implementação foi essencial para o sucesso perante nosso prestadores de serviços. Além disso, o formato de trabalho através do formato success fee é a garantia de um pagamento sobre o resultado efetivo”, afirma Marcelo Pires de Araujo, gerente de Supply Chain no Brasil.
“A Barilla teve um ótimo apoio da IMC na busca de oportunidades de eficiência em custos de seguros logísticos, obtendo um resultado expressivo, através de um processo ágil, transparente e profissional. A IMC se mostrou um parceiro importante, focada na criação de valor não só de curto prazo que sempre se coloca disponível para apoiar o cliente”, diz Leandro Baroni, diretor financeiro da Barilla.
Voltar