BelMetal
A BelMetal e a descentralização da gestão da saúde
A Belmetal é uma das maiores distribuidoras de produtos manufaturados e semimanufaturados de alumínio do Brasil. No mercado desde 1962, atende a diversos segmentos da indústria, construção civil e comunicação visual. A empresa possui mais de 1600 colaboradores e tem uma ampla rede de unidades de negócio própria, espalhadas por todo o Brasil.
Esta distribuição no território brasileiro trás um desafio na gestão de benefícios e mais particularmente no gerenciamento da saúde do time, sobretudo pelo fato da empresa trabalhar com cada unidade de forma individual em função das características do mercado local onde a filial está inserida. No total, a empresa estava trabalhando com 14 diferentes organizações para aos coberturas de saúde necessárias para sua população de funcionários quando os serviços de consultoria da IMC foram solicitados.
Em busca de uma solução
A IMC Care foi contatada diretamente pela diretoria da empresa e a operação foi tratada em conjunto com a gestora de RH e o gestor financeiro da Bel Metal. O objetivo da empresa era encontrar uma solução específica para suas necessidades, sobretudo se tratando da esfera operacional.
Considerando as características da empresa, primeiramente a equipe de consultoria da IMC efetuou um levantamento da situação e um estudo de cenários recomendados para a realidade da BelMetal. Dentre vários pontos analisados, verificou-se que cada unidade geográfica de negócios trabalhava com um fornecedor próprio de seguro de saúde, e também havia um fornecedor específico para o corpo diretivo. Evidentemente, fornecedores distintos fornecem coberturas distintas, com práticas particulares, o que gera uma grande dificuldade operacional. Por exemplo, alguns seguros contavam com coparticipação, outros não, e ficava difícil para a empresa gerenciar todas as particularidades de cada contrato que era firmado. Além disso, os custos eram muitos altos quando confrontados ao benefícios, e a cobertura de vida era parcial e por isso bastante limitada.
Após este diagnóstico inicial, trabalhado por meio de uma abordagem de gestão de riscos, um novo modelo de gestão foi desenhado. Este novo modelo pretendia trazer vários ganhos operacionais, mas também planejava uma economia em relação aos contratos anteriores, harmonizando benefícios dos funcionários e também alinhando as coberturas para os colaboradores, eliminando o risco de reclamações neste sentido. Após um processo de seleção e negociação com operadores de saúde, um novo contrato foi consolidado para todas as unidades da BelMetal, permitindo uma melhor qualidade na rede credenciada e incluindo até mesmo uma opção de cobertura odontológica por adesão, algo que não era oferecido aos funcionários anteriormente.
Situação após a implementação: Melhor percepção de qualidade de benefícios
O maior ganho obtido após a implementação do novo modelo proposto pela IMC, foi na operacionalização. Para se ter uma ideia, o número de contratos relacionados à gestão de benefícios foi reduzido em 85%. A cobertura padronizada para todas as unidades criou um modelo de gestão mais simplificado, o que tornou a operação mais eficaz e com um custo de administração menor. Além dos custos reduzidos, os novos contratos passaram a incluir também como novo padrão a cobertura de vida, o que tornou a relação custo benefício mais satisfatória.
A administração de benefícios passou a ser centralizada e tratada como uma solução corporativa. Com isto houve um alinhamento da estrutura de gestão de benefícios com outras iniciativas que buscavam uma administração mais homogênea da empresa como um todo, criando ainda mais potencial para uma racionalização de recursos e uma maior sinergia interna.