Natura
A Natura é uma empresa multinacional brasileira presente em 9 países, que atua no mercado de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, com mais de 1,5 milhão de consultoras Natura só no Brasil. Fundada em 1969, possui atualmente quase 7 mil colaboradores diretos e vem crescendo de maneira sólida e estruturada, tendo se tornado uma das maiores da América Latina em seu setor de atividade. Em virtude de seu porte, mas principalmente em razão de seu posicionamento de marca e de suas políticas de sustentabilidade, a Natura é, sem dúvida, motivo de orgulho para os brasileiros.
Os números de suas operações logísticas no Brasil impressionam: São cerca de 1500 produtos disponibilizados a cada ciclo de venda, com 18 ciclos por ano. Processa cerca de 50 mil pedidos de seus clientes por dia, e trabalha com aproximadamente 5 mil fornecedores, o que dá uma ideia do nível de complexidade de suas operações de supply chain.
Uma grande empresa e alguns problemas a resolver
É natural que todo esse gigantismo esteja acompanhado de alguns problemas que demandam soluções ágeis. Em 2013, a empresa selecionou a IMC com o objetivo de melhorar as práticas de gerenciamento de risco a fim de aumentar o Nível de Serviço e a Eficiência Operacional.
O trabalho da IMC Brasil consistiu na análise detalhada e aprofundada dos procedimentos adotados pela Natura e seus respectivos custos envolvidos. Como resultado, foi implementado um novo modelo de gestão de riscos e um desenho de seguro de transporte adequado à empresa (com coberturas, limites, exigências securitárias, entre outros). Estas ações visavam melhorar a segurança das operações, com o objetivo final de redução de sinistros e a obtenção de uma apólice de seguro com custo ótimo.
Devido a grande capilaridade na distribuição dos produtos da Natura, a IMC Brasil se deparou com diversos prestadores em várias regiões, porém cada um seguia seu próprio protocolo, sem padronização, com regras pouco claras e difíceis de mensurar sua eficácia, vários interlocutores e tendo como resultado um custo relativamente alto e com baixo controle e visibilidade para a Natura.
Após este diagnóstico e com aprovação da Natura, a IMC Brasil propôs uma gestão de riscos centralizada, atuando como interlocutora entre as áreas de seguros, finanças, operações e Gerenciamento de Riscos. Este modelo de gestão possui objetivos e interesses comuns a todas as áreas, porém com formato padronizado e continuamente sendo adequado na medida certa para cada operação e região.
Principais resultados do projeto de consultoria
Após a análise e apresentação das vulnerabilidades do modelo gerencial e operacional então em prática, foram definidos os principais pontos críticos na distribuição dos produtos, e selecionadas as regiões onde os indicadores de sinistros estavam abaixo da média, a exemplo de uma localidade no Nordeste, onde foram implantadas diversas ações que proporcionaram uma redução de 75% em relação ao prejuízo financeiro gerado pelas perdas de cargas e um aumento significativo do nível de serviço nas entregas.
É com ações deste tipo que nosso time trabalha, proporcionando resultados significativos para os clientes IMC em todo o Brasil.
Voltar