Nike
“Redução de 32% nos custos e 99% dos Sinistros”
Marcelo Piccioli, diretor sênior de operações, da Nike do Brasil, declarou o seguinte:
“A IMC Brasil nos ajudou a revisitar os processos e custos em nossa operação, e foi uma experiência muito positiva tanto no trabalho de melhoria da gestão dos riscos, prevenção e redução de sinistros, quanto na estratégia e apoio no processo de renegociação para renovação das apólices dos seguros de transportes de cargas, que resultou em reduções relevantes no custo total da operação, como também na quantidade e valor dos sinistros no transporte de cargas.
O time da IMC sempre esteve muito presente e muito próximo, e tiveram grande habilidade em entender, muito bem, o que necessitávamos e adequar o escopo do projeto e da prestação dos serviços a algo que fizesse sentido para as operações da Nike e dos diversos players em nossa cadeia de abastecimento.
O resultado que tivemos pela implementação do diagnóstico da IMC gerou ganhos qualitativos e quantitativos de forma rápida, e pela gestão permanente da IMC no dia a dia de nossa operação permitiu que estes resultados fossem sustentáveis e ampliados em mais de 2 anos de operação.”
Sobre a Nike
Mesmo as marcas mais consolidadas e reconhecidas, apesar de seu sucesso, buscam invariavelmente melhorias e novas oportunidades, além claro de continuamente buscar ganhos de eficiência para os problemas e desafios em sua cadeia de abastecimento. Isto leva a uma evolução constante, e talvez seja por manter esse olhar sempre no futuro é que elas sejam tão bem-sucedidas.
A Nike é um bom exemplo disto.
A Nike foi fundada em 1964 no estado do Oregon, EUA, com o nome de ‘Blue Ribbon Sports’, para confeccionar roupas esportivas. Pouco mais de uma década depois, já com o nome atual, muitas lojas próprias e uma linha mais completa de produtos – incluindo calçados esportivos – a empresa abriu o capital e rapidamente se tornou um gigante mundial do segmento.
Atualmente está presente em mais de 170 países e comercializa vários itens para o público esportista, incluindo equipamentos para esportes radicais, acessórios esportivos e dispositivos eletrônicos, como bússolas de pulso e monitores cardíacos. Seu nome se projetou mais ainda quando começou a se associar a atletas lendários, como Cristiano Ronaldo, Neymar, o golfista Tiger Woods e os astros da NBA LeBron James e Kevin Durant, tendo inclusive uma linha de produtos com a nome da estrela do basquete Michael Jordan.
Com um histórico desse, ficamos muito felizes quando a Nike do Brasil nos escolheu para ajudá-la a vencer os desafios que enfrentava em sua área de logística de transportes e gerenciamento de riscos.
A demanda da Nike
Ao sermos chamados, a Nike do Brasil nos passou a situação existente e objetivo que buscava em seus processos relacionados a logística de transporte de cargas. O principal problema se concentrava nos custos altos da logística como um todo, principalmente devido ao nível de riscos envolvido em suas operações. Isto se refletia fortemente nos custos seguros de cargas contratados, e nas ferramentas e processos para gerenciamento da segurança dos produtos da NIKE, que foram implementados ao longo dos anos.
O volume de sinistros era muito alto, gerando não somente um custo considerável em perdas de produtos, seja por roubo, furto ou extravios, mas principalmente esta situação causava muitas quebras no fornecimento e na receita operacional, falha esta que abria espaço para as fabricantes concorrentes entrarem no espaço aberto pela falta dos produtos da Nike.
Assim, nosso projeto teve como objetivo: garantir a disponibilidade dos produtos Nike na quantidade necessária e na hora certa para os parceiros de venda, no jargão da indústria: ‘OTIF’ (On-Time In Full). Isto buscando reduzir os riscos envolvidos e tendo como foco operar sob o menor custo possível na logística de transporte.
Desafios
A realidade de uma fabricante da dimensão da Nike é a de uma operação complexa, com alto volume de cargas, entrega em muitos locais diferentes e com produtos que despertam o interesse de criminosos. Por isso utilizamos nossa abordagem de análise que parte de um diagnóstico inicial.
Este diagnóstico é feito com base em nossa metodologia proprietária, de forma a obter um levantamento bastante completo que detecta e define de forma estruturada os problemas e as oportunidades de melhoria, que darão origem a um plano de ação.
Nesta etapa, mapeamos os procedimentos de gestão de riscos que devem ser tratados, incluindo entre eles várias dimensões, como exemplo: planejamento e controle de escolta armada, onde e a forma de uso de rastreadores de carga, monitoramento remoto de rota de caminhão, controle de movimentação de carga, etc., além de processos para a redução de acidentes, danos à carga e avarias.
Dessa forma, uma vez que o seguro é calculado com base no riscos da operação, a diminuição dos sinistros permite além de economia significativa no valor do seguro de cargas e fretes, a flexibilização das regras de gerenciamento de riscos (contidas no PGR, exigido pelas seguradoras) que reduz os custos com ferramentas e garante maior agilidade/flexibilidade nas operações.
Outro ponto importante em nossa metodologia é garantir a gestão dinâmica dos riscos e de seus processos para mitigação dos fatores que contribuem para o agravo dos riscos e sinistros, através do acompanhamento frequente de nossos especialistas para controlar e monitorar os processos, além de periodicamente, avaliar e rever a operação de transporte, a fim de obter uma melhoria contínua nos processos.
Ações e resultados
Ao colocarmos em prática esta gestão de riscos dinâmica e inteligente, cujo foco estava na redução efetiva de sinistros, geramos melhora expressiva na eficiência das operações logísticas e do nível de serviço.
Também otimizamos o controle de gestão do operador logístico e das ferramentas de gerenciamento de riscos utilizadas, bem como passamos a auditar o cumprimento dos procedimentos de segurança, a medição de qualidade e outros detalhes dos processos logísticos.
Com isso praticamente acabamos com os sinistros da operação, atingindo redução de 99% dos sinistros, e diminuição de 32% dos custos na gestão de riscos e seguros de transporte de cargas (nacional e internacional), ao longo dos três anos de atuação, durante os quais estruturamos um procedimento muito efetivo — seguidos de fatos conforme comprovado pelas auditorias, e por isso, bem executado — com os benefícios que se esperava do projeto sendo alcançados.
Se quiser saber mais detalhes sobre nossa solução neste caso e como nossa metodologia funciona, envie uma mensagem abaixo!