Pöyry
Os desafios da gestão de riscos em benefícios
Liderar uma empresa altamente especializada em seu campo no Brasil é um desafio para qualquer gestor, especialmente para aqueles que estão à frente de negócios com mais de 600 colaboradores muito bem qualificados, como a Pöyry. Empresa finlandesa de consultoria e engenharia, com 40 anos de atuação no Brasil, a Pöyry é referência em consultoria e engenharia, atendendo clientes em setores como celulose, mineração, metalurgia, indústria química, infraestrutura, biorrefinaria e energia. Confira abaixo o depoimento de Marcelo Cordaro, presidente da Pöyry, explicando o problema que a companhia enfrentava e porque escolheram a IMC Brasil:
“Como empresa multinacional especializada em projetos de consultoria e engenharia, constantemente buscamos maneiras de melhorar processos em busca da eficiência máxima para nossos clientes. E como não poderia ser diferente, em nossos processos internos, escolhemos revisitar a área de Benefícios por ser uma área estratégica para retenção dos talentos e possuir valores expressivos para sua manutenção. Selecionamos o Grupo IMC, devido ao seu approach diferenciado e metodologia única, para a avaliar as Oportunidades de Melhoria nos Benefícios oferecidos pela PÖYRY aos nossos colaboradores. Em apenas 45 dias de trabalho consultivo ficou demonstrado que gastávamos 22% a mais do que nosso risco e perfil de vidas, e desta forma foi possível usar este dinheiro “velho” para investir na melhoria dos planos, coberturas e reembolsos para os colaboradores. Desde então o Grupo IMC tem ajudado a PÖYRY a gerir o dia a dia de nossos benefícios.”
Marcelo H. Cordaro
Presidente América Latina
PÖYRY Tecnologia
Otimizar resultados nesses setores tão importantes para a economia do Brasil exige que a Pöyry seja extremamente eficiente em sua gestão de talentos. A empresa, entretanto, lidava há algum tempo com um desafio importante: a mitigação de riscos na contratação de benefícios para os colaboradores da empresa, o que passou a ser ainda mais importante devido a mudanças que passaram a ser discutidas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que iriam impactar esta área do mercado.
Solução customizada para otimização dos benefícios
A contratação de benefícios seguráveis é um item fundamental para a administração do corpo de funcionários e para se atingir uma gestão de pessoas eficiente, tanto pela atratividade de talentos que traz para empresa, quanto pelo potencial impacto na produtividade ocasionado pela prevenção de riscos relacionados à saúde e ao bem-estar dos colaboradores. Por este motivo, a Pöyry procurou pela IMC Care a fim de melhorar seus custos de benefícios e, ainda, otimizar as coberturas considerando aspectos atuais e futuros da regulamentação adotada no país para saúde suplementar.
Após o trabalho inicial de análise feito pela IMC, foram identificadas algumas oportunidades para otimização dos benefícios seguráveis:
- Os riscos tinham se modificado ao longo do tempo, e estavam em um patamar técnico menor do que quando da contratação dos seguros, gerando oportunidade para um redução de custos.
- Era necessária uma adequação do tipo de contratação de seguros necessários para condições de trabalho interno e externo da equipe Pöyry.
- Havia um potencial para ajustes nas coberturas para os vários níveis hierárquicos da empresa, colocando a empresa em um padrão mais adequado ao seu mercado.
Para atender as necessidades da Pöyry, a IMC Care desenvolveu um projeto com duração de seis meses, no qual foram adotadas duas frentes de trabalho: Uma voltada à melhoria da qualidade de cobertura dos benefícios seguráveis e a eliminação de riscos associados a esta frente. Já a outra frente foi voltada à redução de custos. A IMC aceitou o desafio de trazer economia e normalizar as questões relacionadas à gestão de seguros a partir do modelo Success Fee, ou seja, com cobrança baseada na economia gerada com o projeto.
Foram tomadas algumas ações iniciais para buscar os objetivos estabelecidos, como um levantamento de práticas e soluções disponíveis no mercado da empresa para contratação de benefícios seguráveis. Na sequencia foi feito um redesenho dos planos de benefícios e apresentação de diferentes propostas, considerando fatores atuários específicos da Pöyry.
Economia de 22% ao ano com otimização de benefícios
Com o desenvolvimento do projeto da IMC Care junto à Pöyry, foram eliminados riscos relacionados a benefícios e cobranças adicionais, e também feitos ajustes baseados em benchmarks. Desta forma, a empresa melhorou sua situação e alinhou os contratos de benefícios seguráveis a padrões de mercado. Por exemplo, o tipo de acomodação em internações do plano básico oferecido à empresa teve um upgrade, implementou-se um plano diferenciado para o nível gerencial médio e até mesmo conseguiu-se um aumento em limites de reembolso para algumas coberturas.
Mesmo com melhorias como as mencionadas acima, com esta implementação de um novo cenário de coberturas e fornecedores houve uma economia de 22% ao ano em custos de benefícios para a empresa. São casos de sucesso como este que mantém a equipe IMC satisfeita e motivada para outros desafios em gestão de benefícios seguráveis.
Voltar