Projeto Descarte ON: a importância da logística reversa na cidade de São Paulo
Iniciado em abril de 2016 através de uma parceria entre os governos brasileiro e japonês, além de contar com o apoio de varejistas, lojistas e associações, o projeto Descarte On teve como objetivo a implementação de um plano de reciclagem adequado para eletroeletrônicos de pequeno e médio porte, como liquidificadores, micro-ondas, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras, televisores etc., utilizando processo de logística reversa de resíduos.
Os objetos a serem reciclados são coletados nas lojas parceiras, espalhadas pela região da Lapa em São Paulo. Para saber quais objetos podem ser coletados e quais as lojas participantes, clique aqui. Após a coleta, é feito o transporte para a recicladora do Estado de São Paulo, onde o processo adequado de reciclagem de resíduos eletrônicos será feito.
O projeto Descarte On
A iniciativa da JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão japonês responsável por implementar ações sociais que apoiam o crescimento e estabilidade socioeconômica em países em desenvolvimento, é um projeto piloto em parceria com o Governo Federal que tem como objetivos conscientizar a população da importância de uma logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE) além do fim adequado para esse material.
O projeto possui grande interesse do setor privado, que está sendo representado por grandes lojistas, distribuidores e recicladores. Os dados obtidos durante a execução desse programa serão aproveitados para o futuro estabelecimento de um sistema completo de reciclagem de resíduos elétricos e eletrônicos no Brasil.
Além da JICA, participam da ação o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), o MMA (Ministério do Meio Ambiente), a Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
A importância da Logística Reversa para REEE
O número de resíduos eletrônicos gerados no Brasil cresce a cada ano. Os REEE contêm vários materiais considerados perigosos para o meio ambiente, como metais pesados. Esse tipo de material é utilizado para questões específicas no funcionamento de produtos eletrônicos, como TVs, refrigeradores, máquinas de lavar, ares-condicionados, PCs e celulares. O volume desse tipo de material gerado na cidade de São Paulo, em 2014, foi estimado em 70 mil toneladas, mas apenas 2% são coletados e tratados adequadamente.
A implementação de uma logística reversa para REEE é a chave para um futuro sustentável. O projeto descarte ON conscientiza os cidadãos paulistanos sobre a importância do destino adequado para seu lixo gerado e os benefícios ao meio ambiente, além de movimentar a indústria de reciclagem e gerar empregos e renda para esses trabalhadores.
O projeto vai até o dia 31 de dezembro. Para maiores informações, acesse o site da iniciativa. Procure por postos de coleta e não fique de fora dessa.